23/06/2022 Secretaria de Fomento Ecônomico

O 2º Encontro dos Produtores de Pequenas Frutas de Monte Alegre dos Campos superou todas as expectativas

No dia 21 de junho de 2022 aconteceu em Monte Alegre dos Campos  o 2º Encontro dos Produtores de Pequenas Frutas, no salão comunitário da Capela Nossa Senhora do Carmo. O evento foi  promovido pela Emater/RS-Ascar, Administração  Municipal e Grupo Rizzotto. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas. A abertura oficial inciou as 8:30 minutos, com pronunciamento das autoridades e após  aconteceram palestras técnicas sobre framboesa, amora, morango e comercialização. A Emater realizou durante o evento a atualização do cadastro de todos os produtores presentes que já cultivam pequenas frutas e também fez um cadastro de novos produtores que pretendem iniciar na atividade ainda nesse ano, com mais de 40  novas famílias cadastradas para participar do Programa Municipal de Incentivo ao Cultivo de Pequenas Fruta em 2022.

O cultivo de pequenas frutas tem se mostrado ao longo dos últimos anos como uma excelente alternativa para a agricultura familiar. Em Monte Alegre dos Campos o cultivo de amora, framboesa e morango em substrato vem crescendo muito.  A tecnologia de produção dessas frutas está em constante evolução, a capacitação e atualização de conhecimento técnico é fundamental para o desenvolvimento das atividades produtivas de forma sustentável e rentável. O Evento teve como objetivo aperfeiçoar a organização dessa cadeia produtiva no município e colaborar com a capacitação técnica dos produtores para o aumento dos cultivos e produção.